TVI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
TVI
Televisão Independente
Tipo Canal de televisão Generalista Privado, em Sinal Aberto (Free-to-Air)
País  Portugal
Fundação 20 de fevereiro de 1993 (21 anos)
por
Pertence a Media Capital
Proprietário Grupo PRISA
Presidente Miguel Pais de Amaral
Slogan Juntos, Criamos a sua Televisão / "Uma Televisão Feita Por Si
Afiliações TVI 24
TVI Internacional
TVI Ficção
+TVI
TVI Direct
Cobertura  Portugal
Países abrangidos pela TVI Internacional
Cobertura internacional Satélite
Países abrangidos pela TVI Internacional
Nome(s) anteriore(s) (A) Quatro
Página oficial www.tvi.iol.pt
Disponibilidade por satélite
NOS
4
Meo (Satélite)
4
NOS
4
Disponibilidade por cabo
NOS
4
Meo
4
Cabovisão
4
Disponibilidade via ADSL
Meo (ADSL)
4
NOS
4
Vodafone Casa
4

Televisão Independente (sigla: TVI) é a segunda estação de televisão portuguesa de carácter privado. As emissões experimentais iniciaram-se a 20 de Fevereiro de 1993 como o quarto canal generalista, que nesta altura tinha o nome de "4" por ser a 4ª rede nacional de televisão. A emissão regular chega em Outubro de 1993 e 1 ano depois chega a todo o território nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores através de uma rede própria de emissores. Em 2005, substituiu a SIC como líder de audiências. Em 2013, voltou a ser líder de audiências pelo nono ano consecutivo.1

Históriaeditar | editar código-fonte

A Televisão Independente (TVI) é o quarto canal de televisão generalista e o segundo de carácter privado. Foi fundado por entidades ligadas à Igreja Católica, incluindo a Rádio Renascença, a Universidade Católica Portuguesa e o Santuário de Fátima, sendo atualmente detida maioritariamente pelos espanhóis do Grupo Prisa, que detêm com 94,4 por cento do capital da dona da TVI, a Media Capital. Com a TVI aparece o som estéreo e em 1994 chega o 16:9, conhecido na altura por PALplus. A TVI abandona este formato em 1996. Este formato talvez regresse em 2014.

A história da TVI pode resumir-se em duas fases essenciais: antes e depois da entrada da Media Capital. O grupo Media Capital entrou no capital social da TVI em 1997, ao comprar 30 por cento da estação, tendo Miguel Pais do Amaral assumido a presidência do grupo. Nesse ano começou a reformulação da estação de televisão que até então registava um fraco desempenho em termos de audiências e de receitas publicitárias. Logo no ano seguinte, a Sonae, associada à Cisneros e à Lusomundo, passa a deter a gestão da televisão depois de conseguir uma posição de relevo em várias assembleias-gerais. Em Outubro de 1998, a Sonae avança com um aumento de capital, e assim a Media Capital exerce o seu direito de preferência e adquire as posições da Sonae, da Cisneros e da Lusomundo, passando a deter mais de 90 por cento do capital.

Em 2005 é a vez da Prisa entrar na TVI ao tornar-se, em Novembro, o accionista principal do grupo Media Capital. No ano seguinte, a Prisa lança uma oferta pública de aquisição sobre a totalidade das acções representativas do capital social da Media Capital, passando a controlar o grupo.

A TVI no início queria ser uma estação alternativa apostando em concursos e séries e novelas estrangeiras, tendo raros momentos portugueses, mas a partir do ano de 1998 a aposta passou a recair na ficção nacional (novelas e séries), talk shows e reality shows.

Na direção geral da TVI estiveram:

1993-1996 - José Ribeiro e Castro

1996 - Carlos Cruz

1998-2009 - José Eduardo Moniz

2010 - Bernardo Bairrão (diretor-geral interino)

2010-2011 - João Cotrim Figueiredo

2011-2012 - José Fragoso

2012-atualmente - Luís Cunha Velho

Na direção de programas da TVI estiveram:

1993-1995 - José Nuno Martins

1995-1998 - Diogo Gaspar Ferreira

1998-2009 - José Eduardo Moniz (direção-geral e de programas)

2009-2010 - Luís Cunha Velho (interino)

2010-2011 - André Cerqueira

2011-2012 - José Fragoso (direção-geral e de programas)

2012-2014 - Luís Cunha Velho (direção-geral e de programas)

2014-atualmente - Bruno Santos


A TVI é detida pelo Grupo Prisa de Juan Luís Cebrián, mas pertence à Média Capital que tem como presidente Miguel Pais do Amaral.

Cronologiaeditar | editar código-fonte

Alguns dos acontecimentos mais importantes da estação de televisão:

  • 1993 - Início das emissões no dia 20 de fevereiro, como a segunda estação de televisão privada em Portugal. A emissão regular chega em Outubro.
  • 1994 - A TVI chega a todo o país em outubro. Chega a Portugal pela mão da TVI o formato 16:9. É abandonado em 1996.
  • 1996 - Estreia de Batatoon.
  • 1997 - O grupo Media Capital entra no capital social da TVI, ao comprar 30 por cento da estação, tendo Miguel Paes do Amaral assumido a presidência do grupo.
  • 1997 - A estação instala-se em Queluz de Baixo, unindo programação e informação. Até então, a primeira funcionava no edifício Altejo e a redacção no antigo cinema Berna, ambos em Lisboa.
  • 1998 - José Eduardo Moniz torna-se diretor geral da TVI. A Igreja Católica deixa a TVI.
  • 2000 - Surge a presença na internet com a TVI Online.
  • 2000 - A TVI começa a lutar pela liderança das audiências com a aposta em reality shows e na ficção nacional nomeadamente em telenovelas e séries portuguesas.
  • 2001 - Início das transmissões do canal TVI Eventos, a 18 de outubro, para a transmissão de vários reality shows. A transmissão deste canal terminou em 2004.
  • 2005 - É a vez da Grupo Prisa entrar em ação, assumindo oficialmente em Novembro desse ano o estatuto de accionista principal do grupo Media Capital.
  • 2005 - A TVI torna-se pela primeira vez líder absoluta de audiências no período chamado all-day (entre as 7h e as 2h30), tendo ultrapassado a SIC, que ganhava à concorrência há dez anos consecutivos.
  • 2006 - Regresso, a 23 de julho, de Batatoon.
  • 2008 - No dia 7 de junho, a TVI obtém a sua maior audiência diária de sempre durante o jogo Portugal-Turquia, no Euro 2008.
  • 2009 - A TVI lança o seu canal de notícias para o cabo o TVI24, a 26 de fevereiro. José Eduardo Moniz sai da TVI.
  • 2010 - Início das emissões da TVI Internacional, a 30 de maio, com o objetivo de chegar à vasta comunidade portuguesa espalhada pelo o mundo, assim como, aos países de língua oficial portuguesa.
  • 2010 - Início das emissões da TVI Direct, lançado a 4 de outubro, criada especificamente para a transmissão durante 24 horas por dia do reality show Secret Story - Casa dos Segredos
  • 2010 - A novela Meu Amor da TVI é a primeira telenovela portuguesa nomeada e vencedora dos Prémios Emmy Internacional, na categoria de Melhor Telenovela.
  • 2011 - José Fragoso, José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, todos vindos da RTP, tornam-se respectivamente Director-Geral, Director de Informação e Directora-Adjunta de Informação da TVI.
  • 2011 - A TVI e a Plural inauguram a "Cidade dos Sonhos". Um projecto já há muito pensado que permitiu juntar todos os estúdios de ficção TVI num só complexo. Este espaço localiza-se na Quinta dos Melos. Para marcar a inauguração, a TVI preparou e transmitiu um especial durante toda a tarde de 1 de outubro, sábado. Este especial foi apresentado por Fátima Lopes e contou com a presença de vários atores que relembraram vários sucessos da TVI na ficção e também de vários músicos que cantaram vários genéricos de projetos da TVI.
  • 2012 - A TVI altera o seu slogan para "Juntos criamos a sua televisão" (numa campanha institucional especial da Media Capital)2
  • 2012 - A TVI lança a 15 de outubro, um novo canal por cabo a TVI Ficção no MEO, dedicado exclusivamente à ficção nacional
  • 2013 - A 20 de fevereiro a TVI celebra o seu 20º aniversário
  • 2013 - A TVI lança a 25 de janeiro, um novo canal por cabo a +TVI, na ZON, dedicado ao entretenimento.
  • 2013 - A 21 de abril, estreia a nova versão do Big Brother Famosos, denominada por Big Brother VIP.
  • 2014 - No dia do seu 21º aniversário, a TVI mudou de grafismo e alterou ligeiramente o seu logótipo. A Media Capital nomeiou Bruno Santos como diretor de programas da TVI.
  • 2014 - A estreia do programa MasterChef Portugal, produzido pela Shine Iberia para a TVI, revolucionou a programação de horário nobre nas generalistas, aos sábados, em Portugal.
  • 2014 - José Eduardo Moniz regressa à TVI como consultor de ficção. As alterações foram mais visíveis nas telenovelas, como O Beijo do Escorpião.

Direção da TVIeditar | editar código-fonte

Conteúdoseditar | editar código-fonte

Informaçãoeditar | editar código-fonte


Profissionais da TVIeditar | editar código-fonte

Apresentaçãoeditar | editar código-fonte

Informaçãoeditar | editar código-fonte

Atores de TVIeditar | editar código-fonte

Comentadoreseditar | editar código-fonte

Autoreseditar | editar código-fonte

Programaseditar | editar código-fonte

Ficçãoeditar | editar código-fonte

A TVI deu um grande passo na ficção nacional em 1999 ao produzir, em conjunto com a NBP (Fealmar e Casa da Criação, atualmente com o nome de Plural Entertaiment Portugal), várias novelas e séries que têm dado à TVI ótimos resultados nas suas audiências. O projeto resultou e nunca mais parou, sendo atualmente muitas as novelas e séries produzidas, tendo inclusivamente um cada vez maior sucesso fora de Portugal, resultado dos inúmeros países que compram os direitos de transmissão de novelas e séries portuguesas. Entre eles, estão vários países da América Latina, também os Estados Unidos, Roménia, Venezuela, Hungria, Vietname, Rússia, Polónia, China.3 A produtora Plural Entertainment Portugal, que também produz para o mercado espanhol e da América Latina, é igualmente detida pelo grupo Media Capital.

Entretenimentoeditar | editar código-fonte

Um dos primeiros programas de entretenimento da TVI foi A Amiga Olga apresentado por Olga Cardoso. Nos anos seguintes até à atualidade outros programas surgiram. Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha, Fátima Lopes, Marisa Cruz, João Paulo Rodrigues, Nuno Eiró, Iva Domingues, Leonor Poeiras, Mónica Jardim, Marta Cardoso e Isabel Silva são algumas das caras do entretenimento da TVI.

Logótipoeditar | editar código-fonte

  • Fevereiro de 1993 - Fevereiro de 1995 - O primeiro logótipo da TVI era simplesmente um 4 e por isso o canal era chamado de "A Quatro" nos seus primeiros meses de vida. Foi um canal de inspiração cristã com uma programação virada para a família. O diretor de programas foi José Nuno Martins.

Logótipo TVI Quatro

  • Fevereiro 1995 - Setembro de 1996 - A TVI lançou um novo logótipo com as letras do nome do canal. O "T" em azul, o "V" em verde e o "i" em vermelho.

Logótipo TVI 1995

  • Setembro de 1996 - Setembro de 2000 - A TVI lançou um novo logótipo. Uma esfera cinzenta com a letra "i", no centro, com várias cores.

Logótipo TVI 1996

  • Setembro de 2000 - Fevereiro 2014 - O logótipo estreou a 3 de setembro de 2000. O logótipo foi concebido em Portugal e desenvolvido nos EUA. Já sofreu algumas modificações pouco significativas ao longo dos anos. Em 2013 renovou o logótipo de acordo com o seu 20º aniversário.

Logótipo TVI 2000

  • Fevereiro 2014 - Atualidade - No dia de aniversário a TVI em 2014, mudou o grafismo e alterou o seu logótipo.

Logótipo TVI 2014

Sloganeditar | editar código-fonte

  • Setembro de 2000 - Junho de 2012 - Uma televisão feita por si
  • Junho de 2012 - atualidade - Juntos, criamos a sua televisão (campanha institucional especial da Media Capital)2

Críticaseditar | editar código-fonte

A TVI é muito criticada uma vez que transmite séries dos EUA como House, The 4400, Nip/Truck, NUMB3RS, The Shield e The Office depois da meia noite. O horário nobre da TVI é reservado para as pessoas in-house, principalmente telenovelas, quizes e reality shows. Em julho de 2010, a TVI censurou um beijo entre dois personagens masculinos na série juvenil Morangos com Açúcar devido à pressão de uma organização. Este corte foi alvo de muita crítica e foi considerado como um problema de homofobia. Pelo menos 10 associações pediram o restabelecimento da cena cortada. A TVI ainda transmite no formato 4:3, apesar de, nos seus primeiros dias, ter promovido e transmitido em 16:9 PAL-plus.

Responsabilidade Socialeditar | editar código-fonte

A TVI anualmente por altura do Natal junta-se à Missão Sorriso. O projecto nasceu em 2003 como resposta às necessidades dos serviços de pediatria e neonatologia de hospitais em zonas de influência das Lojas Continente. Através da venda de livros, cd's, jogos e outros materiais com a marca deste projecto foram angariados, ao longo de 9 anos de existência, cerca de cinco milhões e meio de euros. Este valor foi convertido em materiais médicos, lúdicos ou de apoio aos serviços de pediatria e neonatologia dos hospitais que contam com o apoio da Missão Sorriso.

Em 2012 a TVI juntou-se também à missão Arredonda , uma missão em conjunto com as lojas Lidl.

Canais TVIeditar | editar código-fonte

Descrição
TVI 24: Canal por cabo dedicado exclusivamente à informação. Transmite vários espaços informativos complementados com programas de economia, desporto, cultura, politica, entre outros.
TVI Ficção: É um canal exclusivo MEO dedicado exclusivamente à ficção nacional da TVI. A base da programação é a transmissão de telenovelas, séries, sitcoms, telefilmes e mini-séries em português. Para além disso têm programas e ficção própria.
+TVI: É um canal exclusivo na ZON dedicado ao entretenimento feito pela TVI. A base da programação é a transmissão de talk-shows, magazines, reality-shows, talent-shows e outros géneros de programas. Tem programas internacionais, mas também tem programas próprios.
TVI Internacional: Lançado no dia 30 de maio de 2010, a TVI Internacional é um canal dedicado a transmitir para diversas partes do mundo os programas da TVI para as comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo. A sua programação é composta por programas dos canais TVI, tendo também alguns programas de produção própria.
Outros Canais: No ano de 2001 a TVI lançou a 'TVI Eventos', na posição 43, para transmitir durante 24 horas por dia o reality show Big Brother, transmitindo mais tarde outros reality shows da TVI. Com o final deste em 2005, foi criado, em 2011, o "TVI Direct" que tinha a mesma função que o anterior mas desta vez a acompanhar o reality-show Secret Story, esta encontrava-se na posição 11 da MEO, e agora, para a quarta edição, na posição 13. Em 2013, na posição 999 da MEO, foi criado o canal para "BIG BROTHER VIP".

Serviços TVIeditar | editar código-fonte

Serviço Descrição
TVI Online
A TVI criou o seu sítio oficial na Internet no ano de 1997, mas foi a partir do ano 2000 que passou a apostar mais nesta área. No ano de 2009 quando estreou o canal TVI24, renovou a sua página na Internet e juntamente com a TVI24 arrancou também o sítio do canal de notícias. Para além dos sítios da TVI e da TVI24, também a série juvenil Morangos com Açúcar tem a sua própria página na Internet. A TVI e a TVI24 têm também páginas nas redes sociais Facebook e Twitter.
Aplicação para iPad
A TVI lançou no início de 2012 uma aplicação para iPad. Assistir em direto às emissões ou aceder à programação são duas das funcionalidades. A aplicação foi desenvolvida para potenciar a visualização dos conteúdos do canal neste dispositivo. A TVI24 também tem uma aplicação para iPad e iPhone.
TVI Teletexto
O Teletexto TVI dispões de um serviço noticioso, actualizado 24h/dia, todos os dias da semana. Permite encontrar informações sobre novelas, filmes e séries da TVI, incluindo a grelha de programação dos mesmos. Meteorologia, trânsito e cinema são também alguns dos serviços em oferta. Um guia de lazer, com variadas ideias para os espectadores, está também presente.

Sistema de classificaçãoeditar | editar código-fonte

A TVI utiliza, assim como a RTP e a SIC, a nova sinalização de emissão que foi criada em 20/02/2012, visando proporcionar aos consumidores de televisão um guia de escolha de programação adequada à sua idade e, aos educadores, uma orientação sobre o visionamento de programas4 .

  • Nível 1 - TODOS - classificação para os programas destinados a todos os públicos. Sem restrições quanto a conteúdos.
  • Nível 2 - 10AP - classificação para todos os programas destinados a indivíduos com mais de 10 anos. É recomendado o aconselhamento parental (AP) para idades inferiores.
  • Nível 3 - 12AP - classificação para programas destinados a indivíduos com mais de 12 anos, recomendando-se o aconselhamento parental (AP) para idades inferiores.
  • Nível 4 - 16 - classificação para programas destinados a indivíduos com mais de 16 anos.
  • Nível 5 - 18, (também é utilizada um círculo vermelho, em forma de argola para identificar estes conteúdos) - Inclui toda a programação destinada a indivíduos com mais de 18 anos - Adultos.

Referências

  1. Site da TVI é o terceiro mais visitado na internet
  2. a b [http:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/media-capital-campanha-institucional-arranca-domingo Media Capital: campanha institucional arranca domingo] Correio da Manhã (1 de Junho de 2012). Página visitada em 1 de Junho de 2012.
  3. Vendas Internacionais da Plural Entertainment Portugal (antiga NBP). Página visitada em 25/07/2012.
  4. RTP. Nova Sinalização de Emissão - Comunicação, RTP (em português). Página visitada em 18 de julho de 2012.

Ligações externaseditar | editar código-fonte

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre TVI







Creative Commons License